Nascida em 26 de maio de 1951 em Los Angeles, Sally formou-se em Física e Inglês pela Universidade de Stanford
Sally não foi a primeira mulher no espaço. Antes dela, foram enviadas em missões interestelares as russas Valentina Tereshkova, em 1963, e Svetlana Savitskaya, em 1982.
A missão de Sally ocorreu em 18 de junho de 1983. A bordo da nave Challenger, a astronauta e o restante da tripulação colocaram em órbita dois satélites de comunicação. Eles foram os primeiros a não só a cumprir essa função mas os pioneiros em levar para dentro do ônibus espacial um satélite avariado. A missão STS-7 realizou ainda experimentos com fármacos.
Formada em física e inglês na Universidade de Stanford, a norte-americana já havia composto a primeira turma de astronautas do programa espacial do país, em 1978. Sally realizou ainda outra missão no espaço. Ela se preparava para viajar novamente para fora da Terra quando um acidente destruiu a nave Challenger e matou sua colega, Judith Resnik, também uma pioneira na Nasa.
Quando deixou a agência espacial norte-americana, em 1987, Sally havia acumulado 14 dias, 7 horas e 46 minutos no espaço. Ainda foi professora em Stanford e na Universidade da Califórnia.
A astronauta morreu em 23 de julho de 2012 por complicações de um câncer no pâncreas. Ela foi casada com o também astronauta Steven Hawley, mas durante os 27 anos finais de sua vida viveu ao lado da educadora Tam O’Shaughnessy.
Referências:
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sally_Ride - link acessado dia 26/5/15 às 19:35h
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/05/sally-ride-1-americana-ir-para-o-espaco-e-homenageada-pelo-google.html - link acessado dia 26/5/15 às 19:35h
Nenhum comentário:
Postar um comentário